Lewis

Fotografia por Michael Kasha, 23 de outubro de 1945. Cortesia do Departamento de Química, UC Berkeley. Fotografia original7,53 centímetros de largura, 9,45 centímetros de altura.


Gilbert Newton Lewis, em 1926


_______________________________________________________________________________

  Biografia e vida de Gilbert Newton Lewis


  Gilbert Newton Lewis (Weymouth, 23 de Outubro de 1875  Berkeley, 23 de Março de1946) foi um químico estadunidense.
Estudou na Universidade de Harvard e mais tarde em Leipzig e Göttingen, tendo dirigido o gabinete de pesos e medidas no Laboratório Governamental das Filipinas (1904-1905). De 1907 a 1912 foi professor de Físico-química no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Em 1912 mudou-se para a Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde foi professor de química e reitor até a sua morte.
Introduziu novos conceitos em termodinâmica e propôs o nome "fóton" para o quantum da radiação luminosa (1926). Seus trabalhos de maior repercussão na química foram aqueles em que deu explicações mais adequadas para as ligações químicas em compostos orgânicos: compartilhamento de um par de elétrons por dois átomos (1916). Em virtude desses trabalhos, seu nome está associado a uma definição geral de ácido (substância capaz de receber um par de elétrons) e de base (substância capaz de doar um par de elétrons). Dedicou-se também à preparação de uma amostra de água na qual os átomos dehidrogênio foram substituídos por deutério (²H): a "água pesada" (D2O). Foi Lewis que introduziu o desenho da camada de valência nos respectivos átomos, sendo esse novo conceito de fundamental importância na ligação iônica, o que acabou por facilitar a visualização da troca de elétrons entre os íons.

____________________________________________________________

Contribuições científicas


Visão simplificada das interações eletrostáticas entre os átomos de hidrogênio na molécula de H2. Considere: linha simples: atração elétron-núcleo; linha tracejada: repulsão elétron-elétron e núcleo-núcleo.


Lewis propôs diagramas (ou estruturas) simples para representar os elétrons num determinado átomo e a ligação química entre dois átomos numa molécula.

   
- Lewis destacou-se e é conhecido pelo seu trabalho em "termodinâmica" ;
- Formulou a "teoria de lewis "para ácidos e bases;
Desenvolveu a "teoria de valência " em reações químicas;
Criou a noção de "par eletrônico",que representou um avanço decisivo no conhecimento da estrutura atômica;
Fez estudos sobre a fluorescência e a fosforescência da cor nas  substâncias orgânicas;
Foi o primeiro a preparar a água pesada(D2O)em estado puro e estudar suas propriedades físicas e biológicas;
Começou a desenvolver a ideia de que as ligações químicas se baseiam no compartilhamento de elétrons e na transferência dessas cargas elétricas elementares de um átomo para outro (1916)




_____________________________________

Teoria ácido-base de Lewis
A teoria ácido-base de Lewis, como o próprio nome indica, foi desenvolvida em 1923 pelo físico e químico norte-americano Gilbert Newton Lewis (1875-1946).
Segundo esta teoria, um ácido é toda a substância molecular ou iónica que pode aceitar um par de eletrões, e base é toda a substância que pode ceder um par de elétrons. 
Este modelo, além de englobar as definições de Arrhenius e de Brönsted-Lowry, torna-se mais geral, uma vez que, além das espécies anteriormente definidas como ácido ou base, engloba outras que não têm a possibilidade de transferir iões H+.
É o caso de íons metálicos, como o íon Fe3+, que reage com o íons cianeto (CN-), para formar o complexo hexacianoferrato (III).
O íons Fe3+ é um ácido de Lewis, pois, por ser deficitário em eletrões, formou covalências dativas com o ião CN-, que funciona como base de Lewis.
Esta teoria adquire grande importância em química orgânica, onde os ácidos de Lewis desempenham um papel fundamental na catálise de muitas reações.
Dada a grande afinidade dos ácidos de Lewis para os eletrões, eles são também designados reagentes eletrófilos. As bases de Lewis, com pares de eletrões disponíveis para reagirem com os eletrófilos, são reagentes nucleófilos.






Feito ppor: Vitória de Macêdo Ferreira - 41