Proust

Proust


Joseph Louis Proust (Angers, 26 de setembro de 1754 — 5 de julho de 1826) foi um químico francês.

Filho de um boticário. Foi chefe da farmácia do hospital Salpêtrière, em Paris. Esteve na Espanha, onde ensinou química na academia de artilharia de Segóvia e em Salamanca. Trabalhou no recém-instalado laboratório de Carlos IV, em Madri. Em 1816 foi eleito para a Academia de Ciências da França, retirando-se em seguida para Angers.

Enquanto no Salpêtrière, Proust publicou trabalhos sobre a urina, o ácido fosfórico e o alúmen. Em sua estada na Espanha, Proust estudou os minerais espanhóis. Em 1806 Enunciou a lei das proporções definidas, uma das bases do atomismo químico, e que recebe seu nome. A lei é formulada em 1808 por John Dalton, mas é o trabalho de Proust que fornece as provas empíricas que determinaram sua aceitação.

Ainda em Madri, Proust empreende estudos que resultam na descoberta de um processo de extrair açúcar da uva. Em 1806 volta à França. Durante o bloqueio continental é convidado por Napoleão I para fundar uma fábrica de açúcar de acordo com o processo por ele inventado, mas recusa a oferta. Proust pesquisou ainda os sais dos ácidos orgânicos e é um dos fundadores da análise química.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Louis_Proust


Lei das Proporções Definidas

Você vai fazer um bolo e com a quantidade de ingredientes que você fez o bolo não deu para todo mundo. Daí pra fazer outro bolo que seja três vezes maior e com o mesmo sabor que o outro você precisa multiplicar a quantidade dos ingredientes três vezes.
Da mesma maneira, se você quiser fazer um bolo que seja a metade do primeiro, a medida de cada ingrediente devera ser dividida por dois.
O raciocínio que fizemos para o caso do bolo é feito também pelos químicos ao realizar uma reação química. Isso porque quando duas substancias reagem para formar um composto elas devem ser combinadas em quantidades proporcionais.


Definição da lei 


A lei de Proust pode ser enunciada da seguinte maneira:
Quando duas ou mais substancias se combinam para formar um composto, elas devem guardar entre si proporções certas e definidas.


Explicação da lei 


Ex: para obter sulfeto de ferro, devemos combinar o ferro e o enxofre na seguinte proporção: 7 partes de ferro para 4 partes de enxofre. Assim obtemos 11 partes de sulfeto de ferro.

De acordo com a lei temos: 

7g de ferro + 4g de enxofre = 11g de sulfeto de ferro 
Combinado 9g de ferro com 4g de enxofre, ainda assim conseguimos 11g de sulfeto de ferro, mas sobram 2g de ferro.
Da mesma maneira, ao combinar 7g de ferro com 5g de enxofre, iremos obter também 11g de sulfeto de ferro, mas agora sobrará 1g de enxofre.
Observe que, nessa combinação, a quantidade de ferro e enxofre pode ser diferente de 7g e 4g, respectivamente, mas ambas as substancias reagem sempre na relação de 7 para 4.
Pode-se perguntar: Por que a proporção das substancias reagentes para a formação do sulfeto de ferro é de 7 partes de ferro para 4 partes de enxofre?
Essa relação pode ser também conseguida pela massa atômica dos elementos. Como a massa atômica do ferro é 56 e a do enxofre é 32. Temos a proporção: 56:32
Para simplificar, dividimos cada um desses números pelo Maximo divisor comum, que é , e chegamos ao seguinte resultado: 7:4
Assim podemos concluir que na formação desse composto, os elementos com maior massa atômica participam em maior proporção.


Vídeo - Trabalho de Química: Joseph Proust