terça-feira, 15 de novembro de 2011

Contribuições Científicas de Marie Curie:



Em uma pesquisa realizada pela Enciclopédia Britânica, foi feito um grupo composto com 300 mulheres, as quais foram tão importantes para a humanidade que se pode considerar que mudaram o mundo. E Marie Curie está incluída nesta lista. Numa época dominada por homens, ela conseguiu se sobressair na vida acadêmica e, principalmente, na área de Ciências. Com certeza, ela mudou o curso da ciência, mas também no papel da mulher na sociedade. Marie sempre abriu as portas para mulheres que quisessem fazer investigações cientificas. Apesar de ainda ser pequena, a contribuição de mulheres para a ciência tem aumentado, e Marie Curie contribuiu para isso.
Foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel e a primeira a receber duas vezes este prêmio em áreas científicas. O primeiro foi em 1903, na área de física, “em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas, sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel.”  O segundo foi em 1911, na área de química, “em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, com o descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos destes elementos”.
Durante a Primeira Guerra Mundial, propôs o uso da radiografia móvel, para o tratamento de soldados feridos. Fez uma viagem aos Estados Unidos para arrecadas fundos para a pesquisa e foi recebida triunfalmente. Hoje, o uso de radiografias é imprescindível para muitos tratamentos médicos.
Graças aos estudos de Marie Curie, puderam-se aprofundar os estudos na área de radioatividade e o descobrimento da energia atômica, que é conseguida através da quebra do núcleo de elementos radioativos.
Além disso, ela introduziu o uso de experimentos no sistema de ensino. Sem isso, as aulas seriam bem tediosas, não?
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário